Deputado Emerson Bacil acompanha evento internacional com foco em manejo e sustentabilidade

 Deputado Emerson Bacil acompanha evento internacional com foco em manejo e sustentabilidade

O Congresso Mundial da Iufro (International Union of Forest Research Organizations) é sediado pela primeira vez na América Latina. A Expo Unimed, em Curitiba, recebe o evento que iniciou neste domingo (29) e segue até o sábado (05/10). O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) participa de olho no debate sobre o manejo e sustentabilidade. Tanto por conta da região que representa e mora quanto pelo viés da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa coordenam e organizam as atividades que é oportunidade de apresentação de inovações tecnológicas e do cenário de pesquisas sobre a atualidade e o futuro florestal em todo o Globo Terrestre. “Precisamos estar a par de todo este debate. Represento e sou de uma região que preserva as matas e tem o grande plantel de nascentes de água doce do Brasil e quiçá do mundo”, afirma Bacil. “O manejo, como dito no Congresso, diminui as queimadas”, completa.

O deputado, também, tem sua linha de trabalho ligada à tecnologia e inovação, com o intuito de desenvolver metodologias e promover ações que possam dar, sobretudo condições de vida para as pessoas. “Estamos debaixo, na minha região, de densas florestas. Mas o pequeno produtor rural não pode pagar a conta da devastação feita em outras regiões”, defende. “Sem contar que na Iufro foi citado o manejo com fator que reduz incêndios florestais”.

De um lado, Emerson Bacil frisa de que é primordial proteger a natureza e manter as matas. Contudo, suas ações parlamentares focam, também, a sustentabilidade das famílias que preservam. “Já fizemos a audiência pública sobre Manejo e Sustentabilidade, em especial do Pinheiro Araucária. Temos de encontrar um caminho de harmonia entre o homem e a natureza. Sem penalizar quem preserva e nem promover a devastação”, acrescenta.

“É preciso saber e entender o que o mundo pensa de nós e nossa região. Até porque iniciaram o evento destacando o nosso Pinheiro e a nossa erva-mate”, observa o deputado. “Isso mostra que temos um alinhamento no assunto e, como foi dito no Congresso, temos a segunda maior reserva do mundo, ficando apenas atrás da Rússia. Nosso trabalho segue este rumo, atento aos impactos de tudo na vida das pessoas que residem em meio às florestas.”

Matéria: ALEP

Deputado estadual Emerson Bacil (PSL), presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior da Alep, participa de evento internacional com foco em manejo e sustentabilidade. / Foto: Felipe Janps

Últimas notícias

Leave a Reply