Parceria entre Paulo Fortes e Rádio Cultura Sul promove ação para doação de Sangue

 Parceria entre Paulo Fortes   e Rádio Cultura Sul promove  ação para doação de Sangue

Uma iniciativa de doar parte de si sem necessariamente saber o beneficiário. Quando uma pessoa sai de sua casa e vai até um Banco de Sangue e coleta uma bolsa com pouco mais de 400 ml, deste tecido líquido que anda por todo seu corpo, está fazendo exatamente isso. Com esta perspectiva e buscando, simplesmente, ajudar os outros o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes e a Rádio Cultura Sul FM levaram um grupo de voluntários até União da Vitória nesta terça-feira (27/08).

Foto: Lucas Oliveira

O Banco de Sangue atende aos nove municípios da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) e suas respectivas casas hospitares. Dentre eles São Mateus do Sul, via Paulo Fortes. Quando da necessidade de reposição de hemocomponentes (hemácias, plasma, plaquetas, por exemplo) o hospital busca bolsas compatíveis com a tipologia do paciente que precisa, em União da Vitória. A doação, também, é feita na unidade por conta de todo o protocolo de coleta e equipe. Da mesma o estoque é mantido no mesmo local.

O responsável pelo Banco de Sangue de União da Vitória, Alessandro Otávio Ailton Savi, destaca a importância de doar para manter o fluxo de bolsas à disposição. No caso, a unidade regional compõe a hemorrede do Paraná e funciona integrada, repassando e recebendo hemocomponentes, assim que necessário. “Contamos muito e precisamos, sempre, de doadores para manter um estoque suficiente de bolsas para atendimento da região”, explica.

No caso, os hospitais de União da Vitória ( e São Bráz de Porto União), São Mateus Sul e demais municípios da região usam deste estoque para atendimento aos pacientes que carecem de transfusão. Seja ela por reposição, devido à alguma perda, ou doença que carece de recepção de sangue. No estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) compõe a hemorrede que atende 384 hospitais, num braço da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Para doar existem alguns requisitos mínimos, boas condições de saúde, idade entre 16 e 67 anos (menores carecem da presença do responsável e autorização), peso superior a 50 quilos, estar descansando e bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Antes de coletar, cada voluntário passa por um cadastro e triagem clínica. A avaliação médica faz parte deste processo.

O Banco de Sangue (que leva este nome popular porque tem estoque de bolsas) recebe doadores em União da Vitória de segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para grupos é necessário entrar em contato e agendar previamente. Mais informações (042) 3522 1365.

Últimas notícias

Leave a Reply