Pesticidas usados nos EUA estão proibidos na Europa e até no Brasil

 Pesticidas usados nos EUA estão proibidos na Europa e até no Brasil
Dos 374 ingredientes ativos autorizados para a agricultura nos Estados Unidos em 2016, 72 estão proibidos na União Europeia.  — Foto: Nathalia Ceccon/Idaf-ES/Arquivo
Dos 374 ingredientes ativos autorizados para a agricultura nos Estados Unidos em 2016, 72 estão proibidos na União Europeia. — Foto: Nathalia Ceccon/Idaf-ES/Arquivo

Boa parte do volume total de pesticidas utilizados na agricultura dos Estados Unidos está proibida na União Europeia, e 2% destes produtos não são permitidos no Brasil, revela um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Environmental Health.

Dos 374 ingredientes ativos autorizados para a agricultura nos Estados Unidos em 2016, 72 estão proibidos na União Europeia.

Dos produtos em particular proibidos tanto na União Europeia como no Brasil estão o Paraquat, um perigoso herbicida, e o forato, um inseticida neurotóxico cuja fumigação nos EUA é proibida apenas no Estado de Nova York.

Já os Estados Unidos proíbem apenas dois ou três pesticidas permitidos nos outros países.

“A princípio, o regulador americano era muito bom e proibiu um grande volume de pesticidas, como o DDT”, destaca o autor do estudo, Nathan Donley, pesquisador da ONG Centro para a Biodiversidade.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) foi criada em 1970 e proibiu rapidamente vários pesticidas.

“Muitos americanos ainda têm esta ideia de que há uma agência reguladora que é muito funcional e muito protetora. Muitos simplesmente não sabem até que ponto os Estados Unidos ficaram para trás”.

O estudo abrange até 2016, último ano da presidência de Barack Obama, e não envolve a EPA da administração de Donald Trump, ainda mais enfraquecida.

“Quando a EPA toma decisões que não agradam o setor agrícola, se coloca em uma situação política delicada”, já que é o Congresso que define seu orçamento, denuncia Donley.

Matéria G1.

Últimas notícias

Leave a Reply