Paraná Clube vence o Operário e encerra jejum de 27 anos na Vila Capanema

Foto: Valquir Aureliano

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Operário, nessa terça-feira (dia 11), na Vila Capanema, pela 8ª rodada da Série B. Com o resultado, o time da capital ficou em 7º lugar, com 13 pontos. A equipe do Ponta Grossa está na 17ª colocação, com 7 pontos.

Essa foi a última rodada antes da pausa para a Copa América. A segunda divisão nacional só retorna em 9 de julho, quando o Paraná recebe o Bragantino na Vila Capanema.

JEJUM
Contando apenas os jogos em Curitiba, o Paraná tinha um jejum de 27 anos contra o Operário. O time da capital não vencia como mandante esse adversário desde 1992, quando ganhou por 1 a 0. Desde então, foram mais oito confrontos em Curitiba entre os dois, com cinco empates e duas vitórias da equipe do Interior, além da partida dessa terça-feira.

SECA DE GOLS
O gol da vitória foi do centroavante Jenison. Esse gol encerrou um jejum de 330 minutos do Paraná Clube sem gols na Vila Capanema. O último gol em casa havia ocorrido na vitória por 1 a 0 sobre o CRB, aos 20 minutos do 1º tempo, em 4 de maio. Depois daquele jogo, foram dois empates em 0 a 0 na Vila (com Guarani e Oeste).

ARTILHEIRO
Jenison chegou a 10 gols em 21 jogos pelo Paraná Clube em 2019. É o artilheiro do clube na temporada. Foi o segundo gol dele na Série B.

ESCALAÇÕES
O técnico Matheus Costa não tinha o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o volante Itaqui, suspensos. Outra baixa era Fernando Neto, lesionado. As novidades na escalação eram Juninho e Luan. No ataque, Jenison ganhou a vaga de Ramon, que começou no banco. A linha de três do esquema tático 4-2-3-1 ficou com João Pedro (direita), Matheus Anjos (centro) e Bruno Rodrigues (esquerda).

O Operário não tinha o meia Rafael Chorão e o atacante Eduardo, lesionados.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi de muitas bolas longas e disputa física. O Paraná até tentou colocar a bola no chão e construir jogadas pelo meio, mas a forte marcação do Operário não permitiu. O camisa 10, Matheus Anjos, recuou em vários momentos para tentar organizar a saída de bola do time da capital, mas nem isso resolveu. Os únicos momentos positivos do Tricolor na primeira etapa foram dois chutes de fora da área: um de Luiz Otávio e outro de Bruno Rodrigues. O Operário incomodou em duas jogadas pelas pontas.

SEGUNDO TEMPO
O cenário não mudou no segundo tempo. O Operário seguiu forte na marcação e tentando contra-ataques. O Paraná não conseguia encontrar espaços. Aos 12, a primeira substituição no Paraná. Saiu o meia Matheus Anjos e entrou o ponta Ramon. Com isso, João Pedro ficou centralizado e o esquema tático seguiu o mesmo. O time da Vila começou a encontrar espaços na ponta-esquerda e criou três boas jogadas por ali. No entanto, Jenison errou nas finalizações. Aos 30, troca de volantes: saiu Luan e entrou Jhonny Lucas. O gol veio aos 35, após escanteio de Bruno Rodrigues, desvio de Sciola e finalização de Jenison. O Operário partiu para o abafa e colocou uma bola na trave aos 47 minutos.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Paraná teve 57% de posse de bola, 17 finalizações (4 certas), 73% de precisão nos passes e 8 escanteios. O Operário somou 14 arremates (1 certo), 69% nos passes e 10 escanteios. Os dados são do Sofascore.

PARANÁ 1 x 0 OPERÁRIO
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Juninho; Luiz Otávio e Luan (Jhonny Lucas); João Pedro (Fernando Timbó), Matheus Anjos (Ramon) e Bruno Rodrigues; Jenison. Técnico: Matheus Costa
Operário: Simão; Mailton, Lázaro, Sosa e Allan Vieira; Chicão (Jardel) e Índio; Jean Carlo, Marcelo (Cleyton) e Felipe Augusto (Uilliam); Schumacher. Técnico: Gerson Gusmão
Gol: Jenison (35-2º)
Cartões amarelos: Rodolfo, Luan (P). Simão, Lázaro (O). Timbó (no banco)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Público: 5.466 pagantes
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Luiz Otávio arrisca de longe. A bola raspa o travessão.
7 – Mailton chuta de longe. Thiago Rodrigues espalma esquisito, mas segura depois.
15 – Depois de escanteio e rebote, Marcelo recebe na área e chuta perto, ao lado.
21 – Felipe Augusto invade a área e cruza rasteiro. A bola passa perto do gol e ninguém aproveita. 
23 – João Pedro lança. Jenison prepara o chute na área, mas é desarmado na ‘hora h’.
24 – Depois de escanteio, Bruno Rodrigues pega rebote fora da área e solta a bomba. Simão espalma no canto.
32 – Sciola cruza da direita. Luan mergulha e cabeceia ao lado do gol.

Segundo tempo
1 – Mailton avança pela direita e arrisca de longe. A bola vai ao lado do gol.
8 – Depois de escanteio, a bola sobra para Sosa. Ele chuta para fora.
12 – Juninho cruza rasteiro, na medida. Na cara do gol, Jenison chuta a bola na própria perna e perde o gol.
19 – Juninho cruza. Jenison se atira e não alcança. 
24 – Contra-ataque do Operário. Depois de bate e rebate, a bola sobra para Índio na marca do pênalti. Ele chuta sobre o gol.
28 – Luiz Otávio chuta de fora da área. Simão escorrega e quase ‘engole um frango’, mas consegue espalmar para escanteio.
29 – João Pedro cruza. Jenison cabeceia no canto. Simão segura.
33 – Jhonny Lucas faz boa jogada e cruza. Jenison domina na área, gira e chuta para fora.
35 – Gol do Paraná. Escanteio. Bruno Rodrigues cruza. Sciola ajeita de cabeça para Jenison, que finaliza de cabeça e marca.
47 – Jardel cruza. Uilliam cabeceia a bola na trave

Matéria do Bem Paraná.

Últimas notícias

Leave a Reply