Alunos de Irati conquistam seis medalhas e um recorde no Parajap’s

De oito competições, seis tiveram Irati no podium. Desempenho superou expectativas

0
2407

Superando limites e expectativas, alunos iratienses brilharam nos Jogos Abertos Paradesportivos (Parajap’s), evento que aconteceu em Londrina. De oito competições, seis tiveram Irati no pódio. Além das medalhas, a comitiva voltou para casa com um recorde no atletismo.

Foto: Divulgação / Portal Clique

Integraram a seleção iratiense os alunos Isabela Carla Francos, campeã no arremesso de peso, prova que foi recordista e também primeiro lugar no lançamento de dardo. Há possibilidade dela ser convocada para a seleção paranaense para participar do brasileiro.

Foto: Divulgação / Portal Clique

Maurício Gonçalves da Silva, quarto lugar no arremesso de peso e quinto lugar no lançamento do dardo. Ele foi um dos atletas mais jovens da competição e com apenas 14 anos participou da disputa com adultos. O objetivo é que ele também seja convocado pela seleção paranaense. Ele e Isabela são alunos do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira.

Foto: Divulgação / Portal Clique

Participaram também os alunos do CEEBEJA de Irati, Sidnei Bianco Borato, vice-campeão no lançamento de dardo e terceiro no arremesso de peso. Ele treina há apenas dois meses e surpreendeu na competição e Vinícius César da Silva, campeão no arremesso de peso, batendo seu recorde pessoal no Parajap´s, além de ter sido campeão no lançamento de dardo.

Foto: Divulgação / Portal Clique

Os atletas são treinados pelo professor Eliton Eduardo Candido, que trabalha nas duas instituições de ensino. Também estiveram em Londrina o professor Luciano Menon, da Secretaria Municipal de Esportes e o motorista, Cláudio Alexandre Pereira (Xandão).

Foto: Divulgação / Portal Clique

O professor Eliton conta que trabalha em parceria com os professores Emerson Zaleski e Gerson dos Santos Freitas. Os treinos de atletismo são no Colégio Xavier, das 17h30 às 19h.

Há dois grupos de estudantes que frequentam os treinos. Um de alunos regulares, que não possuem dificuldades motoras ou intelectuais, e o de alunos com deficiência (ACD). Hoje, todos os que treinam possuem deficiência física. Ao total, são 41 estudantes participando das atividades, sendo seis deles ACD.

“O início desse trabalho foi em 2009. Em 2013, por exemplo, o aluno Everton Gil foi bicampeão paranaense de arremesso de peso e campeão brasileiro nessa modalidade, também de lançamento de dardo e corrida com cadeira de rodas”, explica o professor.

Eliton conta que há três alunos competindo pela cidade de Londrina, nas competições da Federação de Atletismo do Paraná. Os estudantes Lucas, corredor de velocidade, Ulisses em arremessos de dardo e peso e Ana Julia em corridas.

Também a equipe conta com Eduarda silva, bicampeão paranaense e bicampeão brasileira no lançamento de pelota, arremesso de peso, dardo, e corrida de 75 metros.

INCLUSÃO

O professor Eliton destaca que a participação dos alunos em jogos significa inclusão e aumento de autoestima. “O foco não é ser campeão. Mas, sim conhecer outras pessoas e descobrir neles próprios vencedores, que podem realizar atividades de grande valor, assim como outras pessoas”, comenta.

A expectativa é de que os alunos Maurício, Eduarda e Isabela disputem as paraolimpíadas escolares, em São Paulo e que possam se classificar para o Sulamericano. No próximo mês o objetivo é participar do paranaense de paratletismo. “Para isso vamos precisar de patrocínios para pagar despesas de transporte, hospedagem, alimentação e confecção de uniformes dentro das regras do atletismo”, ressalta.

Eliton fala que Irati tem grande possibilidade de ter uma equipe de atletismo paraolímpica muito forte. “Interessados em participar da equipe podem nos procurar para que possamos para o ano que vem desenvolver um grande projeto na nossa cidade”, fala.

O professor agradece o apoio das direções do Colégio Xavier e CEEBEJA, assim como da Secretaria Municipal de Esportes e Núcleo Regional de Educação.

Fonte: Portal Clique

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome