Crianças e gestantes são os grupos que menos se vacinaram

 Crianças e gestantes são os grupos que menos se vacinaram

Crianças e gestantes não atingiram, até o momento, a meta de vacinação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com balanço fechado ontem pelo Ministério da Saúde, a cobertura vacinal é de 76% nestes dois grupos. São 3,7 milhões de crianças e 514,5 mil gestantes que deixaram de se proteger contra a gripe. A meta é vacinar 90% de cada público-alvo.

Os grupos são os mesmos que menos se vacinaram em Curitiba. Segundo os dados da Secretaria Municpal de Saúde do balanço da semana passada, os grupos com as menores coberturas até então eram as gestantes com 55%; crianças, com 50%; e os doentes crônicos, com 44%. Entre o público-alvo, as mães de bebês nascidos há até 45 dias eram as que apresentavam maior cobertura na Capital até a terça-feira da semana passada, com 114% do previsto.

Desde esta segunda-feira (3), a vacinação contra gripe também está disponível para quem não faz parte dos grupos de risco, ou seja, para toda a população. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade, mas também podem procurar uma unidade de saúde para se imunizarem.
O Ministério da Saúde volta a afirmar que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Também lembra que a vacina começa a fazer efeito pelo menos dez dias após sua aplicação, por isso insiste que o público se imunize antes da chegada do inverno.

Com informações do Bem Paraná

Últimas notícias

Leave a Reply