Assembleia Legislativa homenageia bombeiro de folga que mesmo sem equipamentos realizou resgate em rio em Paula Freitas

 Assembleia Legislativa homenageia bombeiro de folga que mesmo sem equipamentos realizou resgate em rio em Paula Freitas


O tenente Marcelo Aleixo Cordeiro será homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná. O voto de congratulações com menção honrosa foi proposto pelo deputado estadual Emerson Bacil nesta segunda-feira (03).

No último sábado (01), Aleixo, que é comandante do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, prestou socorro às vítimas de um grave acidente na BR 476, no município de Paula Freitas. O militar retornava para sua casa em Irati quando flagrou a ultrapassagem em local proibido de um caminhão que seguia na mesma direção.
A imprudência causou a batida entre três veículos que trafegavam no sentido contrário. Um dos carros caiu no rio Vargem Grande. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro.
Mesmo sem os equipamentos ideais para o resgate, Aleixo pulou no rio para tentar salvar as vítimas.

“Como ser humano, independentemente da minha profissão, jamais conseguiria passar reto e não fazer nada. Achei que seria um acidente simples, mas depois percebi que não. Com a ajuda de outras pessoas que também pararam, foi amarrada uma corda a um estepe para que eu conseguisse entrar no rio. Foi tudo muito rápido. Tive que mergulhar várias vezes. Um dos ocupantes, o motorista, já havia saído. Cheguei a utilizar uma pedra para quebrar um dos vidros”, relata.

O tenente conseguiu retirar as vítimas com vida do carro que estava submerso: um bebê de um ano, uma criança de quatro anos, uma adolescente de 12 anos e uma jovem de 22 anos. Todos, no entanto, acabaram morrendo no hospital. O bebê chegou a resistir até esta segunda-feira (03).

“Uma experiência marcante – pelo desfecho e pelo modo como se deu o resgate, sem qualquer auxílio de colegas com experiência”, diz.

A homenagem, em forma de certificado, será entregue ao tenente pelo deputado Emerson Bacil na Assembleia Legislativa nos próximos dias.

“O comandante, mesmo fora do expediente, não mediu esforços para ajudar. Entregarei pessoalmente o certificado para Aleixo, com quem tenho proximidade, conheço há muitos anos”, explica o parlamentar.

O tenente Marcelo Aleixo Cordeiro, de 27 anos, completa nove anos no Corpo de Bombeiros no final deste mês, com passagem pelo município de São Mateus do Sul, onde conheceu Bacil.

“Não tomo atitudes esperando algo em troca, uma homenagem, por exemplo, mas agradeço a consideração”, pondera Aleixo.

O acidente foi registrado por uma câmera fixada no veículo do tenente. O vídeo viralizou nas redes sociais, principalmente entre moradores da região.

O motorista do caminhão que fugiu não havia sido identificado até o fechamento desta reportagem.

No link, você confere o áudio da história, com o relato do comandante:
https://bit.ly/2wytD2h

Matéria: Andressa Tavares

Foto: Arquivo pessoal

Últimas notícias

Leave a Reply