Em documento entregue ao presidente do Brasil, Bacil pede atenção para ‘possível venda da SIX’

 Em documento entregue ao presidente do Brasil, Bacil pede atenção para ‘possível venda da SIX’

O parlamentar afirma no ofício ser a favor da privatização caso seja para o benefício da população.
Bacil destaca a parceria da SIX com a Emprapa para o desenvolvimento do potencial de uso do xisto agrícola. A iniciativa já está em fase avançada e pode gerar até 2 mil novos empregos no município, levando o Paraná a se destacar na produção de adubos e fertilizantes – o que representaria 40% da capacidade do estado e 10% no cenário nacional.
‘Creio que deve ser levado em consideração que a SIX é importante para a região antes de qualquer decisão ser tomada”, pontua.
Emerson Bacil está em Brasília para levar e acompanhar demandas – uma delas é da unidade da Petrobras. “Farei o possível para conseguir agenda com aqueles que tocam o tema na capital federal”, explica.

Números

Somente no ano passado, a Unidade de Industrialização do Xisto – construída em 1959 – rendeu R$ 140 milhões, gerou mais de R$ 30 milhões em ISS e ICMS para o município e o estado, fomentou, apenas em abril de 2019, mais 600 empregos em um único setor.

Produtos

São produzidos pela SIX: óleo combustível, nafta, gás combustível, gás liquefeito, enxofre e ainda produtos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimenteira, agrícola e de cerâmica.
Os óleos combustíveis industriais obtidos a partir do xisto são indicados para o consumo industrial em centros urbanos.
A SIX funciona também como um centro avançado de pesquisa na área de refino, onde são desenvolvidos vários projetos em conjunto com centro de pesquisa (Cenpes) e universidades.

Tecnologia e Pesquisa

“Sou presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná e também por isso fico em alerta e estou convicto de que o governo federal tomará a decisão mais acertada”, finaliza o deputado Emerson Bacil.

Confira o áudio do deputado sobre o assunto clicando no link: https://bit.ly/2VIOIpK

Últimas notícias

Leave a Reply