Os piores alimentos do mundo para a sua saúde

As gôndolas dos supermercados são recheadas de produtos que agradam o paladar de crianças e adultos, mas que são verdadeiros venenos para a saúde. Alguns alimentos são vistos como tóxicos para o nosso organismo e podem ser responsáveis, até mesmo, pelo aparecimento de doenças sérias, como alguns tipos de câncer.

Piores alimentos do mundo

A nutricionista e médica canadense Michelle Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular, elaborou um ranking das comidas e bebidas mais perigosas para o nosso organismo. Certamente a maioria das pessoas de todo o mundo consumiu pelo menos um desses itens nos últimos tempos. Saiba quais são eles em ordem crescente.

10º lugar: Sorvete

Com as altas temperaturas do nosso verão tropical, fica difícil resistir a essa tentação calórica. Mas a verdade é que os tradicionais sorvetes industrializados, vendidos em potes, concentram altos níveis de açúcar, gorduras trans, corantes e de saborizantes artificiais. Esses elementos contam com substâncias químicas tóxicas ao nosso sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho industrializado

Quando se fala em alimentos transgênicos, é impossível não citar esse produto queridinho de muitas crianças. Esses salgadinhos podem alterar os níveis de açúcar no sangue e os resultados disso são ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Por serem itens fritos em óleo, o consumo pode ainda desencadear processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza

Calma! Pode consumir tranquilamente aquelas pizzas artesanais tão apreciadas por grande parte dos brasileiros. O perigo mesmo está nas versões congeladas, vendidas em supermercados. Isso porque, além de serem feitas com farinha branca, ainda concentram altos níveis de conservantes.

7º lugar: Batata frita

O acompanhamento indispensável para muita gente que consome hambúrgueres de fast-foods, a batata frita é fonte das temíveis gorduras trans. Além disso, ela contém uma substância cancerígena que é formada quando aquecida em altas temperaturas chamada acrilamida. O óleo usado para fritura ainda pode causar inflamações no corpo.

6º lugar: Salgadinhos de batata industrializados

Esse é outro tipo de produto que concentra níveis mais altos de acrilamida.

5º lugar: Bacon

Michelle Schoffro Cook defende que o consumo diário de carnes processadas, como bacon, aumenta em 42% o risco de doenças cardíacas e em 19% as chances de desenvolver diabetes.

4º lugar: Cachorro-quente

Um estudo da Universidade do Havaí mostrou que o consumo de salsicha e outras carnes processadas pode aumentar em 67% o risco de desenvolvimento de câncer de pâncreas.

3º lugar: Donuts (rosquinhas fritas)

Guloseima popular nos Estados Unidos, o donuts conta com 35% de gorduras trans em sua composição.  Além disso, trata-se de um produto rico em açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares.

2º lugar: Refrigerante

Estudos mostram que uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres (chá) de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína. Também concentra corantes artificiais e sulfitos, além de ser uma bebida tóxica para os rins.

1º lugar: Refrigerante diet

Esse foi eleito por Michele como o “pior alimento de todos os tempos”. A especialista justifica a escolha porque, além de concentrar todos os itens prejudiciais à saúde que a versão tradicional possui, o diet ainda contém adoçantes artificiais. Alguns desses adoçantes estão relacionados a uma lista extensa de doenças, como ansiedade, compulsão alimentar depressão, tonturas, fadiga, dores de cabeça, entre diversos outros.

Matéria da Jasmine Alimentos.

Últimas notícias

Leave a Reply