Palestras show em Três Barras incentivam estudantes a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil

 Palestras show em Três Barras incentivam estudantes a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil

Palestras show em Três Barras incentivam estudantes a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil
Cerca de três mil pessoas, maioria estudantes, assistiram a quatro apresentações durante a quinta-feira,23/Jota Júnior

O Município de Três Barras entrou definitivamente no combate ao abuso e a violência sexual de crianças e adolescentes.

Tabu em muitos lares, escolas e na própria sociedade, o assunto foi o tema central de palestras show com o professor Vilson Cechetti e o cantor Deivid Freitas. Cerca de três mil pessoas, maioria estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio assistiram a quatro apresentações ao longo do dia.

Realizadas no ginásio de esportes Ione Cyriaco de Souza nesta quinta-feira, 23, as palestras também mesclaram música, vídeos educativos, conversas e interatividade com o público.

Para promover reflexões em torno do assunto e incentivar a denúncia de possíveis casos de abuso, alguns personagens bem conhecidos do público infantil entraram em cena.

O Superman, Batman, Homem Aranha e o Capitão América cantaram, dançaram e divertiram a criançada de 4 a 12 anos. “Infantilizamos a linguagem para as crianças, usando o lúdico para elas entenderem bem a sua intimidade e também se proteger”, explicou o professor e palestrante.

O estímulo à denúncia, tanto por parte da própria vítima de violência sexual, ou então de algum caso que a pessoa tenha conhecimento, também pautou as palestras ofertadas aos adolescentes de 13 a 17 anos e à população em geral.

Conforme a secretária de Assistência Social, Cleide Alberti Gonçalves, a ideia é convencer os estudantes e suas famílias a serem multiplicadores dessa luta. “O índice é muito alto e o nosso objetivo é orientar crianças e adolescentes a denunciar qualquer tipo de abuso”, frisou.

Uma das idealizadoras da ação, a psicóloga Renate Jéssica Lins Krzesinski destacou o esforço do Poder Público Municipal em defender a sexualidade segura e protegida dos jovens. “Iniciamos também um trabalho de divulgação nas escolas, onde os alunos passam a ter acesso a informações e números que irão auxiliá-los a efetivar denúncias, caso seja necessário”, afirmou.

O Disque denúncia nacional é 100. Porém, o Conselho Tutelar (47 – 3623- 0093/ 47- 9 9104-2756), Delegacia de Polícia Civil (47 – 3623-0131), Polícia Militar (190), e a secretaria de Assistência Social (47 – 3623-1451) também podem receber denúncias e acolher vítimas.

Promovido pelo Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e da equipe de Proteção Social Especial (PSE), o evento foi alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio. A secretaria de Educação, Cultura e Esporte foi parceira da iniciativa.

Matéria Jmais.

Últimas notícias

Leave a Reply