Mais da metade do público-alvo ainda não tomou a vacina contra a gripe, alerta secretaria da saúde

 Mais da metade do público-alvo ainda não tomou a vacina contra a gripe, alerta secretaria da saúde

O Paraná vacinou 1.575.906 pessoas contra a gripe no sábado, dia 4, no Dia D da campanha nacional. O balanço ainda é preliminar. Com este total, o estado atinge hoje 47,1% do público-alvo previsto para a imunização. A campanha segue até o dia 31 de maio, nas unidades de saúde da rede pública, com a aplicação das doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O balanço antecipado mostra que entre a população prioritária, as puérperas registram até agora a maior cobertura vacinal, com 72,1 % do público imunizado. Na sequência estão os indígenas, com 71,2 %, idosos com 57,9%, gestantes com 52,4% e crianças com 50,3%.

O grupo prioritário definido pela Organização Mundial da Saúde é composto por pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães de bebês nascidos há até 45 dias, crianças entre 6 meses e 5 anos,  pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais (que apresentem prescrição médica), professores, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, indígenas, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança.

“Quem faz parte dos grupos não deve esperar as últimas semanas para se vacinar, pois o agente imunizante leva em torno de dez dias começar a agir no organismo. A vacina contra a gripe é segura  e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença e até a morte. Ao receber a dose o cidadão está se protegendo e protegendo ao próximo.”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que é médico e participou da ação de vacinação no Dia D, na 16ª Regional de Saúde de Apucarana.

Recomendações – Além da vacina, a enfermeira da Vigilância do programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Paraná, Vera Rita da Maia, recomenda como medidas preventivas – a higienização frequentemente das mãos, evitar aglomerações e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas. “São  cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus”, afirma Vera Maia.

Neste anos o Paraná registra 25 casos de Influenza, com 9 óbitos.

Matéria: AEN

Últimas notícias

Leave a Reply