Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul emite Nota de Esclarecimento a respeito dos casos de Dengue no Município

0
1084

Nesta manhã de sexta-feira, dia 04/04, a Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul, por meio do Setor de Vigilância e Saúde, emitiu uma nota de esclarecimento a respeito dos casos de Dengue, que há algum tempo vem gerando discussão na cidade.

Muitas pessoas estão preocupadas com o perigo iminente que essa doença representa, e nesses últimos dias algumas suspeitas foram confirmadas, ressaltando a necessidade de medidas preventivas e de uma maior dialogo entre o órgão público de saúde e a população Sãomateuense.

Na nota, a secretaria comunicou que há 9 (nove) casos de suspeita de dengue, sendo que 2 (dois) casos já foram confirmados. Todas os casos são de residentes da Vila Amaral.

A nota acrescenta a necessidade de alerta com relação aos sintomas:

“Portanto fique atento para os seguintes sinais e sintomas: febre alta, dores de cabeça e em região dos olhos, dores nas articulações e nos músculos, fraqueza ou falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e manchas avermelhadas pelo corpo procure uma Unidade de Saúde para avaliação médica e não se automedique para não agravar a doença.”

O transmissor da Dengue é o Aedes Aegypti, que se prolifera em lugares de água parada e pode ser eficientemente combatido com borrifação em fumacê. A responsabilidade é de todos, conforme comunica a nota da Secretaria.

Ações preventivas simples podem fazer  a diferença, evitando a criação do mosquito. Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, retirar os pratinhos dos vasos de plantas, manter barris d’água bem tampados, manter a caixa d’água bem fechada, não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje, limpar calhas, lavar as vasilhas de água dos animais, não acumular pneus e entulhos, lavar a bandeja e coletor de água da geladeira e ar condicionado, lavar suporte de garrafão de água mineral, entre outros.

Da Redação com informações da Secretaria de Saúde, Prefeitura de São Mateus do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome