Dom Walter Jorge tomou posse de novo bispo da Diocese de União da Viória, sábado (27)

 Dom Walter Jorge tomou posse  de novo bispo da Diocese de  União da Viória, sábado (27)

“É um dia memorável para todos nós”, disse, dom Walter Jorge Pinto, citando a importância da Igreja no cenário atual. “Estamos nesta missa celebrando a posse de um bispo”, completou durante a homilia – fala durante a Cerimônia que o empossou como o 4º bispo da Diocese de União da Vitória, neste sábado (27/04), pela manhã. O ato foi prestigiado por número expressivo de líderes católicos e fiéis.

O Rito de Posse foi presidido pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, iniciado na Catedral Sagrado Coração de Jesus e retransmitido em telão na parte externa, de onde se seguiu a celebração, posterior. Um pouco antes do início da missa choveu em União da Vitória, mas logo em seguida cessou e só retornou ao final do ato religioso.

“Dom Walter Jorge, recebe o Báculo, símbolo do serviço pastoral, e cuida de todo o rebanho desta diocese de União da Vitória, da qual o Espírito Santo te constituiu bispo, afim de apascentar a Igreja de Deus”, proferiu dom José Antônio Peruzzo ao passar, oficialmente, a Diocese ao novo bispo. Após a cerimônia interna, os religiosos – grande número de bispos do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais e padres -, em procissão, seguiram para a parte externa.

Em frente à Catedral, a missa campal recepcionou, pelos leigos, dom Walter Jorge. “Estou aqui, representando os demais prefeitos de nossa região, e queremos junto com o novo bispo ter uma ótima relação, com um profundo diálogo, para lutarmos pelo melhor desenvolvimento de nossa região, naquilo que pudermos atuar juntos”, destacou ao site da diocese o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda.

Aos presentes, dom Walter Jorge, o novo bispo, se posicionou deixando clara a participação social de seu mando frente à diocese. “Ouvi falar de belos trabalhos em conjunto aqui. Desejo caminhar junto com os senhores, como Igreja. A Igreja não tem Partido, mas não é alheia à vida Política e nem poderia ser. Vamos continuar nessa caminhada bonita”, afirmou, conforme o site da entidade.

Na sexta-feira (26/04), em evento na matriz do Rocio em União da Vitória, dom Walter Jorge teve uma noite cultural, com apresentações de etnias presentes na região Sul, e pronunciamentos de autoridades civis, lideranças leigas e religiosas. Tudo, num ato de boas-vindas. A programação visou deixar mais curto a posse no sábado, conforme a organização.

Da redação com informações e fotos da Diocese de União da Vitória

Últimas notícias

Leave a Reply