70 anos: Colégio Estadual Duque de Caixas comemora aniversário

Sete décadas de história, muitos alunos e, um evento, na noite desta terça-feira marcou as comemorações de uma das mais importantes escolas de São Mateus do Sul, o Colégio Estadual Duque De Caxias – localizado na área central da cidade. A direção reuniu colaboradores, professores, diretores e ex-alunos para celebrar o momento histórico.

Mercie Mroz Marsczaokoski e Marta Centa participaram do evento. Ex-alunas e, dentre as primeiras, no hoje Ensino Médio, à época chamado de Educação Geral (1994). “A gente está bem emocionada”, frisa a diretora do Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida e também vereadora do município. “Hoje a gente pôde encontrar as nossas professoras, os nossos professores.”, menciona. “Está sendo um momento de muita emoção por ser parte desta história.”

Sérgio Santana, coordenador da Casa Familiar Rural (CRF), marcou presença e apontou a parceira com o Duque de Caxias. As instituições tem relação próxima e apoio nos serviços de secretaria e matrículas dos estudantes, por parte do Colégio Estadual. A diretora do Colégio Estadual São Mateus, Telma Staniszewski, também participou das comemorações. Ela foi aluna da instituição. “Tive o prazer de estudar aqui”, recordou.

Os diretores Clemira Santana e Renato Kurzydlowski comandam o Colégio há seis anos. A diretora, próxima à aposentadoria, cita sentimento de dever cumprido no estabelecimento de ensino. “É a história do povo são-mateuense”, afirma. “Para nós é muito gratificante”, completa. Para o diretor, a escola ficou muito melhor, sobretudo no espaço físico. Grêmio Estudantil, trabalhos com horta, música, teatro, jardinagem, entre outros foram projetos que o Duque de Caxias ofereceu à comunidade estudantil.

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, Carlos Polsin, que tem a incubência de coordenar todas as escolas estaduais dos nove municípios da região, também, esteve presente. “É um imenso prazer estarmos participando desta comemoração”, disse. Diante do contexto regional, o gestor educacional valorizou a equipe do departamento e a competência dos educadores da região que, segundo ele, fazem a educação evoluir, somada da força política.

Nas comemorações, os diretores trouxeram convidados, demais diretores de Colégios do município, ex-alunos e ex-servidores da instituição. O colaborador da Rádio e Portal Cultura Sul, Lucas Cordeiro, é um destes ex-alunos e participou das festividades, sobretudo reportando os fatos e divulgando o evento comemorativo alusivo aos 70 anos do Duque de Caxias.

Da redação com informações e fotos de Lucas Cordeiro

Últimas notícias

Leave a Reply