Neste dia nacional do Ferroviário, conheça um pouco da história e do turismo ferroviário no Paraná

 Neste dia nacional do Ferroviário, conheça um pouco da história e do turismo ferroviário no Paraná
foto Wikipedia

Hoje é comemorado o dia do ferroviário no Brasil. A escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, essa foi primeira linha de ferro brasileira. A data também serve para valorizar o trabalho desses profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.

foto Wikipedia

Durante alguns anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil. Era através das ferrovias que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos. Em nossa região, o transporte por trem teve seu auge nos anos 50, com a criação da Rede Ferroviária Federal, no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Mas, ainda hoje, as ferrovias desempenham um papel fundamental no País. O transporte de cargas por este meio reduz o número de caminhões nas estradas, ao mesmo tempo que reduz a poluição do ar.

                                            Turismo ferroviário no Paraná

Paraná tem opções de turismo muito interessantes e acessíveis, principalmente na região costeira que é onde funciona mais efetivamente o transporte ferroviário. O primeiro trem de luxo brasileiro ainda opera no estado, o Great Brazil Express. Além do trem de luxo, o Paraná conta com a centenária ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, com 110 quilômetros de extensão e que transpõe a Serra do Mar com uma paisagem exuberante e inesquecível da Mata Atlântica. 

Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.
Foto de Carlos Renato Fernandes


Este passeio é operado pela empresa Serra Verde Express, acesse o site para obter mais informações sobre horários de saídas e tarifas: www.serraverdeexpress.com.br

foto: Jornal Vvale

Outra atração ferroviária do Paraná é o passeio de Maria Fumaça em União da Vitória. O passeio é realizado pela Associação Amigos do Trem com saídas da Estação Ferroviária União seguindo até a Estação de Engenheiro Melo em Porto União – SC. Neste trajeto de seis quilômetros a Maria Fumaça passa pela área central das cidades exatamente sobre a divisa dos Estados de Paraná e Santa Catarina e um túnel. Ainda na Estação União é possível conhecer a história da ferrovia através de uma exposição de fotos antigas. Os passeios são realizados sob agendamento. 

Da redação, com informações da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná e Calendarr Brasil.

Últimas notícias

Leave a Reply