Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul emite Nota de Esclarecimento a respeito dos casos de Dengue no Município

Nesta manhã de sexta-feira, dia 04/04, a Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul, por meio do Setor de Vigilância e Saúde, emitiu uma nota de esclarecimento a respeito dos casos de Dengue, que há algum tempo vem gerando discussão na cidade.

Muitas pessoas estão preocupadas com o perigo iminente que essa doença representa, e nesses últimos dias algumas suspeitas foram confirmadas, ressaltando a necessidade de medidas preventivas e de uma maior dialogo entre o órgão público de saúde e a população Sãomateuense.

Na nota, a secretaria comunicou que há 9 (nove) casos de suspeita de dengue, sendo que 2 (dois) casos já foram confirmados. Todas os casos são de residentes da Vila Amaral.

A nota acrescenta a necessidade de alerta com relação aos sintomas:

“Portanto fique atento para os seguintes sinais e sintomas: febre alta, dores de cabeça e em região dos olhos, dores nas articulações e nos músculos, fraqueza ou falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e manchas avermelhadas pelo corpo procure uma Unidade de Saúde para avaliação médica e não se automedique para não agravar a doença.”

O transmissor da Dengue é o Aedes Aegypti, que se prolifera em lugares de água parada e pode ser eficientemente combatido com borrifação em fumacê. A responsabilidade é de todos, conforme comunica a nota da Secretaria.

Ações preventivas simples podem fazer  a diferença, evitando a criação do mosquito. Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, retirar os pratinhos dos vasos de plantas, manter barris d’água bem tampados, manter a caixa d’água bem fechada, não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje, limpar calhas, lavar as vasilhas de água dos animais, não acumular pneus e entulhos, lavar a bandeja e coletor de água da geladeira e ar condicionado, lavar suporte de garrafão de água mineral, entre outros.

Da Redação com informações da Secretaria de Saúde, Prefeitura de São Mateus do Sul.

Últimas notícias

Leave a Reply