No Dia Mundial do Câncer, o que os cientistas sabem sobre a doença até agora?

Uma dieta balanceada e atividade física são práticas que podem prevenir diversas doenças. Mas você sabia que hábitos saudáveis reduzem o risco de câncer em até 40% dos casos? A conclusão foi analisada na American Society of Clinical Oncology 2018, um dos eventos mais importantes da oncologia contemporânea global. 

“Com exercícios regulares, o indivíduo se afasta de? fatores etiológicos conhecidamente ?relacionados ao ?desenvolvimento de ?câncer, como fumo e álcool. A obesidade, que de fato pode ser combatida com a combinação de dieta adequada e prática de exercícios físicos, é reconhecidamente um fator etiológico de determinadas neoplasias malignas”, avalia a Onco-hematologista da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico, Adriana Scheliga.  

No Brasil, o Inca estima a ocorrência de 600 mil casos novos a cada ano, para o biênio 2018-2019. No ano passado, foi elaborada uma lista com os 25 tópicos mais fortemente relacionados ao desenvolvimento do câncer. O objetivo é evitar paranoias e, ao mesmo tempo, conscientizar a população a respeito dos cuidados a serem tomados.

“Um dos aspectos mais importantes para a prevenção do câncer diz respeito ao nível de evidências científicas que atribuem hábitos de vida ou exposição a substâncias ao desenvolvimento da doença. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial de Saúde, estabelece uma série de critérios antes de classificar uma substância como carcinogênica, ou seja, capaz de provocar ou estimular o aparecimento do câncer em um organismo”, avalia o oncologista Cristiano Guedes Duque.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial de Saúde, estabelece uma série de critérios antes de classificar uma substância como carcinogênica, ou seja, capaz de provocar ou estimular o aparecimento do câncer em um organismo. Foto: Unsplash

Ao adotar hábitos de vidas saudáveis e evitar a exposição às substâncias relacionadas pode evitar não só o câncer, mas também uma série de doenças potencialmente graves. O oncologista Cristiano Guedes Duque explica melhor sobre a relação dos tumores com algumas práticas.

Hábitos que podem estar relacionados ou não ao câncer

Tabaco: Trata-se da principal causa no mundo inteiro de doenças e mortes evitáveis. Estima-se que o cigarro esteja relacionado à morte de quase a metade de seus usuários em longo prazo. A recomendação é não fumar e não utilizar nenhuma forma de tabaco.

Tabagismo passivo: Também pode causar câncer e outras doenças crônicas, inclusive em crianças. Não se deve fumar dentro de casa. 

Peso saudável: Inclui dieta e atividade física, o que pode reduzir em até 18% o risco de desenvolver câncer.

Atividade física: O recomendável é que as pessoas se mantenham moderadamente ativas por  30 minutos ao dia.

Alimentação: Devem ser evitados: alimentos com excesso de calorias (tanto por açúcar como por gorduras), bebidas com excesso de açúcar.

Álcool: Se a pessoa já possui esse hábito, deve procurar limitar a quantidade. O melhor para a prevenção do câncer é evitar qualquer consumo de álcool.

Exposição ao sol: Evite exposição em excesso, principalmente em crianças. Sempre que necessário, utilize medidas de proteção (roupas, protetor solar). Não deve ser realizado o bronzeamento artificial.

Poluição do ar e exposição a substâncias: Inclui as substâncias utilizadas no trabalho (na indústria ou em serviços, como de cabeleireiros). O uso de forno a lenha deve ser evitado, principalmente se não há exaustão correta. O ambiente das cidades deve ter medidas para controle da poluição.

Saúde da mulher: Se possível, as mães devem amamentar seus filhos. A reposição hormonal pós-menopausa deve ser evitada ou pelo menos limitada.

Confira mais sobre a Matéria no Jornal o Estadão, clique aqui!

Matéria exclusiva do Jornal O Estadão!

Mais notícias no Portal Cultura Sul FM. Confira!

1 – Homem é preso com maconha e cocaína na Lapa

2 – Homem é preso por embriagues ao volante em São Mateus do Sul

3 – Homem é preso com bucha de cocaína em São Mateus do Sul

4 – Incêndio é combatido pelo Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul

5 – Conheça a história do grupo de dança ‘Resgate Gaúcho’

Últimas notícias

Leave a Reply