Projetos regionais são apresentados para secretário do governo Ratinho

 Projetos regionais são apresentados para secretário do governo Ratinho

Emerson Bacil com o secretário Valdemar Bernardo Jorge

O deputado estadual eleito, Emerson Bacil (PSL), protocolou ofício e teve reunião com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Valdemar Bernardo Jorge, nesta terça-feira (15/01), em Curitiba. Em pauta, Ceasa regional, fumicultura, erva-mate, agroxisto, porto seco, zona franca e gasoduto. Iniciativas defendidas para a região.

O deputado abordou estas questões na sua plataforma de propostas, quando candidato. “São demandas fundamentais para nossa região, a qual eu represento”, frisa. O secretário recebeu, de acordo com Emerson Bacil, as proposições e demonstrou interesse, do governo de Carlos Massa Ratinho Júnior, de seguir com o projeto do Ceasa regional. Bem como, dar seguimento às demais proposições.

Instalação de um porto seco (para liberação de embarque de cargas) em São Mateus do Sul e zona franca, conforme o secretário, necessitam de avaliação mais apurada. Para tanto, Valdemar Bernardo Jorge solicitou estudo detalhado para verificar as possibilidades de dar seguimento a estas propostas levadas pelo deputado.

Na agenda, Emerson Bacil, também, falou com o secretário sobre o gasoduto e agroxisto. Ambos serão estudados pela secretaria. A perspectiva é de que, com a oferta de gás, empresas possam ser atraídas para a região. Quanto ao xisto, e ampliação da sua oferta para a agricultura, é necessário dar suporte político e trabalhar o fomento do uso do material explorado, com atenção as questões de legislação, por exemplo.

Fumicultura e erva-mate, duas matrizes produtivas regionais e que estão arraigadas aos trabalhadores rurais da região toda, na visão do deputado, precisam de respaldo do poder público para ampliar o processamento e industrialização. Dentre as ideias, Emerson Bacil defende ampliação do campo industrial, tendo, para tanto incentivos e apoio político por parte do governo estadual.

Por ter um setor produtivo sedimentado, a erva-mate se apresenta como vasto campo de possibilidade para ações mais imediatas, até por ter a Indicação de Procedência – Indicação Geográfica. Da mesma forma o ceasa regional, embasado num trabalho técnico da Emater e demais entidades envolvidas. “Estas e demais questões da nossa região serão parte do nosso mandato”, reafirma o deputado.

“Já ficou programada, para próximo mês, uma agenda para a apresentação do projeto de Centro de Distribuição – Ceasa – que é o chamado projeto de horticultura e fruticultura, o HF”, completa Emerson Bacil. “Estou trabalhando, citando nossas demandas, divulgando e falando da nossa região e nossas riquezas. Para que possamos, junto com o governo estadual, trabalhar os interesses regionais elencados nesta reunião com o secretário Valdemar”.

Da redação com informações e fotos via deputado eleito Emerson Bacil

Últimas notícias

Leave a Reply