Ortigara é empossado na Agricultura sinalizando reestruturação de setores

 Ortigara é empossado na Agricultura sinalizando reestruturação de setores

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da posse do secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. – Curitiba, 03/01/2018 – Foto: Rodrigo Félix Leal

Representante da região eleito para a próxima legislatura na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Emerson Bacil, prestigiou a transmissão de cargo do empresário George Hiraiwa para o economista Norberto Anacleto Ortigara na secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). O ato teve presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, vice, Darci Piana, e demais autoridades estaduais e municipais, nesta sexta-feira (03/01) na sede do Instituto Emater.

Foto: Rodrigo Félix Leal

“Fundamental estar participando, conversando com o Norberto Ortigara, com o governador Ratinho Júnior e demais pessoas que compõem o governo”, frisa o deputado eleito. Emerson Bacil salienta de que esta será (e está sendo) sua linha de trabalho, defendendo a região e mantendo este contato direto com o executivo estadual. “São oportunidades de falar sobre nossas necessidades regionais e acompanhar o andamento e plano de ações em casa setor, por parte do novo governador”, completa.

Emerson Bacil com o governador Ratinho Júnior, na posse de Ortigara

Em especial a pasta da Agricultura que tem novamente Norberto Ortigara à frente. “A nossa região tem na Agricultura sua principal atividade. Os produtores de fumo, de erva-mate, horticultura e fruticultura, pecuaristas e demais setores carecem de apoio e meu trabalho será em prol disso”, acrescenta o futuro parlamentar. Emerson Bacil tem, entre suas linhas de ação, o fomento à ideia de organizar o Ceasa Regional, fortalecer a cadeia produtiva ervateira, a pecuária e a fumicultura.

Retirando o discurso do bolso, escrito à mão e com tópicos, Norberto Ortigara citou a importância de entidades com a Emater, dentre outras, para trabalhar tecnicamente o que Ratinho Júnior tem como metas de governo. Detentor de vasto currículo, dentre os cargos secretário da Seab, o economista e técnico agrícola, desde 1979 é funcionário público de carreira da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. No departamento foi pesquisador, analista de mercado, diretor, diretor geral e secretário adjunto.

Também, membro dos Conselhos de Administração da Emater-PR, do Ceasa-PR, da Claspar e da Codapar. Ainda, secretário municipal do Abastecimento de Curitiba. Natural de Seberi (RS), o novo gestor da pasta sinaliza interesse de desenvolver políticas regionais, caso do Ceasa, erva-mate e demais setores. Questões defendidas por Emerson Bacil. No setor ervateiro, Ortigara tem amplo conhecimento e tem acompanhado estes debates na região. Da mesma forma, o projeto de horticultura e fruticultura.

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Ao final, Ratinho Júnior falou sobre a escolha do novo secretário, conhecimento técnico e apontou dados significativos da Agricultura paranaense. “Somos o maior produtor de grãos por metro quadrado no planeta”, frisou. O governador disse que pretende ampliar o apoio técnico e tem em Ortigara a referência de conhecimento, desenvolvimento e articulação política para viabilizar importantes proposta.

O governador e o secretário confirmaram a reestruturação administrativa da pasta, que abrange autarquias e empresas vinculadas, para atender “ao compromisso da atual gestão de reduzir a máquina pública e torná-la mais eficiente”, conforme a Agência de Notícias do Paraná. “O objetivo é imprimir agilidade, eficiência e menos burocracia ao sistema de Agricultura”, afirmou Ratinho Júnior.

A ideia, conforme o governador, é de modernizar todos os setores sob uma única gestão, conforme modelo que está sendo estudado pela Fundação Dom Cabral. Na área da agricultura, conforme a Agência de Notícias, “deve haver a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola como Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar)”.

Além da formalização da sua posse – na transmissão de cargo –, o secretário Norberto Ortigara divulgou seu grupo de trabalho para a Seab. Um a um, cada servidor que fazem parte da sua equipe foi apresentado para o governador, demais autoridades e convidados.

Deputado com o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes – Valdemar Bernardo Jorge

Da redação com informações e fotos das assessorias de Emerson Bacil e Agência de Notícias do Paraná

Últimas notícias

Leave a Reply