Chefes Regionais de Educação serão escolhidos por processo seletivo

A seleção dos 32 novos chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) será feita após processo seletivo com análise de currículo, experiências profissionais e entrevista, sepultando a famosa “indicação política”. A medida, de acordo com o secretário de estado da Educação, Renato Feder, se articula num credenciamento técnico que possibilitará a identificação de bons profissionais para as chefias de núcleo.


Reprodução Secretaria de Estado da Educação

O processo irá valorizar, conforme a secretaria de Educação, “um conjunto de competências profissionais que vão desde a experiência de gestão até os resultados obtidos pelos professores enquanto ocuparam cargos de liderança”. Em torno de 11 mil profissionais estariam aptos para fazer a inscrição, até o dia 3 de fevereiro, e participar do processo seletivo.

Os profissionais que desejam ser novos Chefes dos NREs podem fazer suas inscrições no estão site: https://credenciamentonre.seed.pr.gov.br

Os credenciamentos iniciaram nesta sexta-feira (18/01) e permitem a participação de todos os servidores ativos efetivos da rede de educação do estado que já tenham exercido qualquer um dos cargos de diretor de escola, diretor auxiliar, chefe de núcleo regional ou assistente de núcleo.

Segundo a secretaria, este processo de credenciamento terá cinco etapas: análise de currículo; estudo de caso; teste online de raciocínio lógico e gestão; entrevista e apresentação de Plano de Gestão para uma banca multidisciplinar. A última etapa será em Curitiba, com o transporte dos finalistas classificados sendo providenciado pela Secretaria.

Reprodução Secretaria de Estado da Educação

“Queremos escolher os melhores líderes para aumentar a qualidade das nossas escolas e os índices de aprendizagem dos alunos”, explicou. Segundo Renato Feder, estados que mais avançaram na educação usaram processos semelhantes. Por outro lado, as famosas “indicações políticas”, prática adotada pelos governos anteriores, não existem mais.

Da redação com informações e imagens do Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Educação

Últimas notícias

Leave a Reply