Vereadores mirins são empossados na Câmara Municipal de São Mateus do Sul

 Vereadores mirins são empossados na Câmara Municipal de São Mateus do Sul

Nesta tarde de terça-feira (11), os vereadores eleitos mirins do Colégio São Mateus, receberam a posse de suas ações na Câmara Municipal de São Mateus do Sul, um projeto fictício que promete auxiliar e trazer mais perto o parlamento com os jovens.

O projeto, iniciado pelo Cartório da 12ª Zona Eleitoral desenvolveu como “Parlamento Jovem”. Durante todo esse processo, houve uma simulação fictícia de todas as etapas do processo eleitoral, desde a filiação dos alunos a partidos políticos, composição dos partidos políticos (presidente, secretário e tesoureiro), escolha dos candidatos em convenções, propaganda eleitoral nos limites da escola e, por fim, a eleição.

A eleição dos novos vereadores mirins foi realizada no dia 16 de agosto deste mesmo ano, nos períodos matutino, vespertino e noturno, com a utilização de três urnas eletrônicas que foram operadas por mesários indicados pela escola, entre os alunos participantes do projeto. Aproximadamente 839 alunos participaram da ação do Cartório Eleitoral.

Foram registradas 32 candidaturas para o ‘Parlamento Jovem’, sendo que somente 9 mais bem votados terão o mandato de um ano, elaborando proposta com o auxílio dos colegas e da comunidade escolar em geral, e receberam formação durante o segundo semente (a cargo da Justiça Eleitoral), onde tomarão nesta terça-feira (11), posteriormente apresentarão suas propostas na Câmara Municipal e poderão acompanhar algumas sessões na Câmara para conhecer o funcionamento e algumas das propostas apresentadas pelos legisladores.

Segundo o Juiz Eleitoral – Doutor André Oliverio Padilha, explica o objetivo deste evento. “Esse projeto, trás os jovens das escolas para participar da câmara de vereadores, onde foram eleitos. Porém não é um cargo oficial, eles não são remunerados para estar exercendo tal atividade, é tudo voluntario e simples, mas é um processo exatamente igual a um real. O intuito do projeto é fazer os jovens a entenderem como funciona a lei e como funciona o município, participando e dar voz as pessoas que não são ouvidas” comenta.

Juiz Eleitoral – Doutor André Oliverio Padilha

Confira os vereadores mirins eleitos:

1º lugar com 202 votos; Poliana Carvalho Ribas;

2º lugar com 88 votos; Matheus Oliva;

3º lugar 83 votos; Caroline de Souza Wisniewski;

4º lugar 44 votos; Ellen Caroline Balestreri;

5º lugar 41 votos; Jaíne Eulália de Oliveira;

6º lugar 38 votos; Leandro César Guimarães;

7º lugar 35 votos; Amanda Lais Maciel Kugeratski;

8º lugar 32 votos; Maisa de Oliveira Santos;

9º lugar 19 votos; Amanda Camila de Paula e Silva.

De acordo com a diretora do Colégio São Mateus – Telma Staniszewski. “Além de ser importante para nós, é importante para os alunos, com pouco tempo de implantação do projeto tivemos algumas dificuldades na aceitação aos alunos. Eu tinha medo de não ter um grande número de pessoas interessadas, porém fui surpreendida pela a interação de todos no projeto. Comecemos com o partido político fictício no colégio, com ajuda de professores, e tivemos a campanha politica com regras repassadas pelo próprio juiz, após isto a eleição e agora o empossamento deles” frisa.

Diretora do Colégio São Mateus – Telma Staniszewski.

O Deputado Estadual eleito – Emerson Bacil esteve presente no empossamento dos vereadores mirins elogiando-os pela dedicação e a interação com o poder legislativo, também fez um convite especial com todo o poder executivo ali presente, na interação dos jovens em um debate na Rádio Cultura Sul FM sobre suas propostas e incentivos de melhoramento da região. “É de grande alegria estar aqui, conseguindo ver jovens dedicados e interessados na politica, na tentativa de fazer um município, um estado, um país melhor. Também os convido e deixo nas mãos da diretora para organizar um debate na Rádio Cultura Sul FM, para explanar suas pautas e projetos. Também vou tentar organizar uma turnê dos vereadores mirins para eles conhecerem o trabalho do poder executivo, legislativo e judiciário, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)” frisa.

Deputado Estadual eleito – Emerson Bacil

Emerson Bacil irá receber sua diplomação no dia 18 de Dezembro, no Teatro Positivo de Curitiba, onde a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo no inicio de fevereiro do ano de 2019. Na ocasião, uma das autoridades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TER) ou da junta eleitoral, entregará o diploma outorgado com o resultado das eleições 2018.

Deputado Estadual eleito – Emerson Bacil

Reportagem: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

Últimas notícias

Leave a Reply