Promotora Substituta de São Mateus do Sul inicia palestras sobre o Programa ‘Geração Atitude’ em escolas

 Promotora Substituta de São Mateus do Sul inicia palestras sobre o Programa ‘Geração Atitude’ em escolas

A campanha lançada em 2017 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP) com o propósito de enfrentar a corrupção por meios legais, processando agentes públicos corruptos e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade em escolas, dá sequencia na cidade de São Mateus do Sul.

Em conversa com a promotora substituta Mariana Silveira Silviano do Prado Muniz, da 67ª Seção Judiciária do Estado do Paraná – São Mateus do Sul, explica a reportagem do Portal Cultura Sul FM, o que seria a “Geração Atitude”, projeto que teve ancoragem em reuniões da coordenação regional da campanha com a Secretaria de Estado da Educação e com o Grupo Paranaense de Comunicação, surgiu à ideia de criar um Movimento com o qual os cidadãos paranaenses se identificassem. Surgiu então o Movimento Paraná Sem Corrupção.

“O projeto ‘Geração Atitude’, é um iniciativa do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) e a Assembleia Legislativa Paraná (ALEP), por objetivo, fomentar nos jovens noções de cidadania, política, trabalhando temas que são importantes para o futuro deles e o futuro do país. A partir do momento que tivemos uma juventude mais consciente e informada, sobre como os políticos trabalhem contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, despertaremos o interesse neles para essa área. O MPPR é um órgão que atua diretamente na defesa da criança e do adolescente, então é importante essa ação” conta a Promotora.

O foco principal da Geração Atitude é a formação cidadã dos jovens. Assim como nos anos anteriores do Movimento Paraná Sem Corrupção, o projeto prevê uma atividade presencial dos representantes do MP-PR nas escolas de ensino médio. No entanto, além da sensibilização para o exercício da cidadania e o consequente combate à corrupção, este ano as atividades contarão com um reforço pedagógico.

“Esses trabalhos nas escolas já vinham vindos sendo aplicado por promotores anteriores, e agora estamos dando a continuidades desses trabalhos, para que haja participação de todos os estudantes. Hoje haverá uma palestra no Colégio Eugênio de Almeida às 19h15, com os temas: Internet, Redes Sociais, Crimes cibernéticos, Drogas e Justiça da infância da Juventude, Bebida alcoólica no trânsito, corrupção e cidadania” frisa Mariana.

Com isto, possui um “Guia do Cidadão”, idealizado nas informações para paranaenses, sobre conceitos de democracia, política e cidadania. O guia mostra profundamente o papel de prefeitos, vereadores, deputados, governadores, presidentes, juízes, desembargadores, ministros, senadores, procuradores, promotores de justiça e principalmente o do cidadão, explicando não somente a atuação nas urnas, porém, nos espaços democráticos de uma sociedade.

Reportagem completa nesta quarta-feira (05/12/2018), no programa “Manhã Noticias” da rádio Cultura Sul FM.

Últimas notícias

Leave a Reply