Programação da 40ª Festa do Pêssego

A Festa do Pêssego, tradicional em Irati, toma conta de mais uma edição (40ª), onde explicita a comemoração da colheita e além dos melhores frutos dos pomares iratienses. O evento que acontecerá nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha em Irati.

Nesta sexta-feira (30), às 18h, haverá a abertura do Salão de Negócios e Feira de Sabores dentro do Pavilhão de Exposições João Wasilewski, bem como o início da venda do pêssego na área externa, logo em seguida às 20 horas terá a abertura oficial da festa. Autoridades vão se pronunciar no pavilhão.

Às 20h30 começara a ser servido o jantar, com o prato típico “Borrego no Rolete”, no restaurante da festa. A noite encerra com apresentação do Grupo Gaitaço de Irati, composto por Alfredo Van Der Neut e amigos, no palco principal.

A festa terá como costume, o melhor da produção do pêssego de Irati, com mais de 15 fruticultores, juntamente com ameixa e o morango, haverá também a venda de subprodutos. Segundo o jornal Najuá, a estimativa da safra é de 210 toneladas, sendo entre 15 a 20 destinadas à festa.

O borrego no rolete – prato típico local que atrai apreciadores de todo o Paraná – também está garantido para o jantar de sexta (30/11) e almoços de sábado e domingo (01 e 02/12), onde se calcula que, ao todo, serão servidas 1.500 refeições. O valor será de R$ 35 por pessoa.

A Prefeitura de Irati decidiu então o cancelamento dos shows nacionais das duplas Yugo & Santhiago e Conrado & Aleksandro, com a justificativa de reduzir gastos. As atrações foram anunciadas há pouco mais de um mês, mas não integram mais a programação do evento municipal.


Dia 1º de dezembro, sábado, as 07h às 15h, tem pesca esportiva no lago do Parque Aquático. As regras e premiações serão definidas pela Secretaria de Esportes e Recreação de Irati e divulgadas aos interessados. Pelo conceito de “pesca esportiva”, os peixes capturados são pesados, fotografados e depois devolvidos ao lago.

Às 9h reiniciam as atividades do Salão de Negócios e Feira de Sabores, e também a venda de pêssegos. Às 12h começa a ser servido o almoço com borrego no rolete, no restaurante da festa.

Logo após o almoço começam as apresentações musicais no palco principal da Festa do Pêssego, montado na área externa do parque. Às 14h apresenta-se a dupla Pedrinho e Magal. 15h30 é a vez de Jhonny e Rodrigo. 17h00 assume o palco a Banda Dnocks. 19h o repertório será fandangueiro com a Turma da Vaneira. E, encerrando a noite, às 21h, apresenta-se a Banda Mixturô.

Dia 02 de dezembro, a programação começa às 08h, com Missa em Ação de Graças e bênção dos alimentos na Paróquia Perpétuo Socorro. Às 09h reabrem o Salão de Negócios e Feira de Sabores e começa a venda de pêssego. O almoço com borrego no rolete será servido a partir de 12h no restaurante da festa.

A tarde de domingo terá bastante música no palco principal. Às 14h, apresenta-se o grupo Swing Gaúcho. Às 16h sobem ao palco os Herdeiros da Tradição. Às 18h, a atração será a dupla Fabinho e Bonny. Para encerrar o dia e a festa, às 20h apresenta-se o grupo Som Sertanejo.

Da Redação Portal Cultura Sul FM, colaboração Najuá, acessória da Prefeitura Irati.

Últimas notícias

Leave a Reply