12 mil pessoas são vacinadas contra a gripe em São Mateus do Sul

0

A Campanha da Vacina contra a gripe fechou nesta sexta-feira (22/06), além de ter sido prorrogada três vezes, porém sobrou algumas doses para ser aplicas.

Vanessa Santos Andrade Hancz, enfermeira responsável pelo departamento de Epidemiologia, explica que o município de São Mateus do Sul, atingiu 90 % das pessoas mais necessitadas (público-alvo, sendo elas crianças, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores). Para receber a vacina, “Foram aproximadamente 12.000 mil pessoas vacinadas, até o fechamento da campanha, sobrando 300 doses, que já foram aplicadas na manhã desta segunda-feira (25/06), para a população”, frisa Vanessa.

Segundo o depoimento da enfermeira, foram disponibilizadas mais 500 doses, pra aplicação a população gratuitamente, “Essa manhã recebemos mais 500 doses que iremos aplicar ainda hoje, por volta das 13h30, chegará aqui no posto, sendo aberto a toda a população, enquanto durar o estoque” ressalta Vanessa.

Não somente para São Mateus do Sul, mas a vacina está disponível para toda a população do Paraná, tendo em vista 399 municípios do estado, a dose será disponibilizada na cidade na Rua Vinte e Um de Setembro, no posto de Saúde.

Para conseguir se vacinar, necessita da identidade e da carteirinha de vacina, impossibilitando aquelas pessoas que estão com febre, ou que são alérgicas a ovo.

Já foram confirmadas 27 mortes por gripe no Paraná, desde o início do ano. Curitiba (5), Foz do Iguaçu (4) e Colorado (2), registrado com maiores números dos casos.

GRIPE

Ela é frequente no outono e inverno, se manifestando por todo o ano, mas só “atacam” em maior quantidade quando as temperaturas despencam, o contágio se dá por meio das secreções de pessoas contaminadas, ao falar, tossir ou espirrar, também pelas mãos, quando tocam superfícies recém-contaminadas e levam o agente infeccioso à boca ou ao nariz.

Da Redação Portal Cultura Sul FM, reportagem: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here